No período de dezembro a junho, o inverno chega a nossa região, fazendo com que as nossas maravilhosas praias fiquem debaixo d’água; Praias como a de Alter do Chão que no período dos cinco dias do festival do Sairé, atrai mais de 10 mil pessoas de todos os lugares. Mas com a praia alagada, o que então temos para apreciarem Alter? Sol de menos, água de mais, aparecem novas formas da natureza revelar suas belezas. Esse é o caso da FLORESTA ENCANTADA do Caranazal, que fica a cerca de três quilômetros de Alter do Chão, às margens da rodovia Everaldo de Sousa Martins (que dá acesso ao balneário).

O lugar denominado pelos antigos moradores de Cabeceira do Cuicuera há 10 anos foi identificado como atrativo turístico e recebeu o nome de Floresta Encantada. A visita ao local é feita na companhia dos moradores e catraieiros que também trabalham como guias e acompanham os turistas mostrando as belezas do lugar, enquanto narram suas histórias.
A Floresta Encantada recebe, em média, mil visitas por ano, durante os meses de março a julho. Nesta época, os igarapés transbordam e se forma um igapó. O passeio é feito em canoas que duram cerca de uma hora. Visitar a Floresta é como fazer uma trilha, mas de canoa. A paisagem se confunde: as águas calmas criam um efeito espelhado e o visitante fica cercado pela vegetação.
O silêncio e a tranqüilidade são marcantes. A cada pequena distância percorrida, ficamos encantados com a diversidade da fauna e da flora, e acompanhamos várias espécies de orquídeas que embelezam ainda mais a paisagem, e pássaros sobrevoam ao nosso redor, dentre eles podemos citar as garças e gaivotas, que são típicos de todas região inundada. Se tivermos sorte, podemos até flagrar a luta pela vida, como perseguição de peixes, a garça alcançando seu alimento, ou animais na beira do rio.
E os poucos raios de sol que invadem a floresta, iluminam o caminho estreito, em uma proximidade com a natureza durante o passeio. O mais interessante é que existe em meio a floresta um restaurante que serve pratos maravilhosos, tudo muito regional. Uma ótima opção de turismo também, e nada melhor que uma saborosa refeição em meio a pura natureza, respirando o ar mais puro em total contato com paisagens exuberantes de acalmar qualquer pessoa, acostumado ou estressado com o dia a dia.

(Por revistaviaamazonia.blogspot.com)