Aqui estamos nós mais uma vez te incentivando e te mostrando o porquê, você deve conhecer e explorar a Amazônia Brasileira. Até porque, a Amazônia concentra mais da metade das florestas tropicais de todo o globo terrestre. Você sabia disso?
Pois bem, só por essa informação, eu já sinto uma necessidade enorme de arrumar as malas e embarcar nessa aventura, uma imensidão de belezas naturais e riqueza de vida selvagem que a floresta amazônica abriga. Sendo assim, hoje nós listamos alguns dos motivos mais importantes para você que está pensando em se aventurar no turismo na Amazônia. Preparados?
Variedade de Atrativos – Aqui no Brasil, um país rico em belezas naturais, ainda é pouco os destinos de viagem que oferecem um “cardápio” de oportunidades únicas e variadas de encontro vivo com a biodiversidade, como a região amazônica. Se você é um fã da vida selvagem ou, um curioso nato, a Amazônia com certeza é o seu próximo destino. Por aqui, é impossível você não se encantar, temos certeza de que sua experiência será inesquecível.
Existem trilhas terrestres e aquáticas cujas atividades turísticas podem ser de difícil acesso, mas, existem profissionais especializados disponíveis para tornar cada segundo seu na região, único e encantador.

Em Manaus e regiões próximas, o que não vai faltar são atividades e programas em contato direto com a natureza. E nós, do Portal Fato regional, trouxemos alguns para vocês:
Nado com Boto Cor-de-Rosa – Quem aqui conhece ou já ouviu falar do Boto Cor-de-Rosa? Pois bem, eles são também, carinhosamente chamados de golfinhos de água doce. E, com certeza, sua experiência de viagem para a Amazônia, na companhia dessa galerinha, ficará ainda mais completa e empolgante.
Um dos personagens mais icônicos da região, o boto-cor-de-rosa, é um animal que representam a essência do Rio Negro e, não se preocupe, eles são criaturas encantadoras de tão dóceis e, só chegam até você, através dos instrutores que ficam auxiliando os turistas, para que o convívio com eles e, a alimentação dos mesmos e suas práticas na água, sejam inesquecíveis.
Além disso, eles adoram aparecer para as câmeras. Ama uma selfie, logo, as oportunidades fotográficas na prática são uma excelente opção, durante o passeio.
O encontro das águas – Aposto que muitos de vocês ainda não ouviram falar do fenômeno hidrológico que ocorre nas regiões amazônicas, o famoso “Encontro das Águas”. Bem, posso garantir que é inesquecível.
Uma atração que surge devido o encontro dos Rios Negro e Solimões. Não, não é aquela dupla sertaneja, porém, eles se inspiraram nesse fenômeno, devido sua magnitude em forma de beleza. O turista que for a este encontro, é possível observar as águas escuras e barrentas entrando em confluência, porém, elas não se misturam. E sabe por quê? Por que há uma diferença entre as temperaturas e densidades das águas em questão. Louco, não é mesmo?
O fenômeno pode ser observado até mesmo de longe, lá do Mirante, por exemplo. Porém, se você deseja ver mais de pertinho este “encontro sem mistura”, existem passeios de barco até as proximidades do encontro. Mas, um alerta importantíssimo: não pense em nadar nessas águas, assim como belas, elas são extremamente perigosas e profundas. Mas eu sei que você não vai pular do barco, certo?
Comunidade – A Amazônia é mesmo um cantinho do Brasil que sempre que você vai, a vontade de voltar, segue na bagagem também. Isso porque, uma das principais características do turismo na Amazônia é a comunidade local e seus hábitos. Isso agrega ao turista uma oportunidade de vivenciar a cultura de um povo com diferentes costumes que você, com certeza, não estão nada habituadas.
Um lugar repleto de vilas e pousadas, deixando os turistas bem à vontade para apreciar de perto a culinária local, um pernoite num quarto simples e aconchegante, atividades de pesca e, um dos momentos mais incríveis, a observação de jacaré. Sem contar nas visitas às casas dos Caboclos.
Fala a verdade, até agora, você só encontrou bons motivos para viver uma experiência que te possibilitará enxergar a vida com outros olhos, não é mesmo? E tem mais…
Tribos Indígenas – Alguém aqui, já esteve cara a cara com os índios brasileiros? Pois bem, as tribos da Amazônia têm o hábito de receber turistas, desde que, a prática seja guiada por operadoras sérias de turismo.
Uma das tribos que costumam receber bastante visitantes é a tribo Dessana. Existem espaços na região que os índios não podem realizar caça ou intervir, pois a região da floresta é protegida, sendo assim, eles acabam por se beneficiarem do turismo, para vender objetos artesanais produzidos por eles.
Você vivenciará os rituais que eles executam as danças típicas e ouvir arranjos em instrumentos próprios das tribos. Uma troca de valores e experiências que ficará marcada.
Parque Nacional de Anavilhanas – Durante seu passeio pela Amazônia, um dos lugares que você não pode deixar de conhecer é o Parque Nacional das Anavilhanas. Um incrível arquipélago que agrupa mais de 400 ilhas e, é considerado um dos maiores conjuntos de ilhas em água doce do mundo. Simplesmente IN-CRÍ-VEL!!!
E mais, aqui, você trafega por um maravilhoso labirinto fluvial, cheio de canais que te levam a diversos outros passeios pela região, como praias de ilhas e trilhas aquáticas, os trechos são literalmente alagados de flores.
A localidade fica entre Manaus e Novo Airão e, todo ano recebe dezenas de turistas.
Vida Selvagem – E para finalizar, agora vamos falar um pouquinho sobre aquele que talvez, seja o motivo que mais atraia os turistas para a Amazônia, a possibilidade de observação da vida selvagem.
Mesmo que se trate de um lugar cuja biodiversidade é abundante e uma rica vida selvagem, a prática de observação das espécies não é vista com tanta facilidade como no Pantanal, por exemplo. Porém, se você estiver acompanhado de um bom guia ou equipe de turismo especializado, você irá desbravar o melhor da floresta amazônica e, atravessar os melhores lugares para observação da selva, incluindo diversas espécies de pássaros e macacos.
Agora, se seu espirito de aventureiro pedir mais, você ainda poderá se arriscar num passeio de observação à noite e, talvez, possa avistar as mais distintas criaturas noturnas, como a onça por exemplo.
Então, que tal, curtiu as nossas dicas de turismo na Amazônia? Nosso maior prazer e satisfação, é poder ajudá-lo a decidir positivamente pela viagem até a Amazônia, pois, sabemos que será uma experiência única.

Por Kátia Vieira.