Agora que você já sabe o que é Turismo, precisamos falar sobre a importância do mesmo para um país, com fins de lazer, negócios e outros.
Investir no turismo é a melhor “arma” para um país captar recursos. A economia estuda a origem e a formação do valor turístico, uma vez que, o mesmo possa ser transformado em renda, medida pela produção e pelo consumo, e a forma como a mesma se distribui em uma determinada sociedade.
Está comprovado que o turismo é uma atividade de serviços que quanto mais se desenvolve, vai se tornando responsável pela satisfação de necessidades múltiplas de ordem intelectual, física, psicológica, cultural, social e profissional.
A Organização Mundial de Turismo (OMT), veio para alertar diversos países, sobre a importância do turismo e os mesmos passaram a enxergar o turismo como uma maneira de captar divisas e, logo passou a ter importância na economia de modo geral. No Brasil, foram criados dois órgãos para o incentivo e o desenvolvimento do turismo, o Conselho Nacional de Turismo (CONTUR) e a Empresa Brasileira de Turismo (EMBRATUR), que hoje atende como Instituto Brasileiro de Turismo, ligado diretamente ao Ministério de Esporte e Turismo.
O Turismo ajuda direta e indiretamente na geração de empregos de um país, mesmo que o turismo não seja um setor econômico independente. Fato é, o turismo é uma atividade que demanda muita mão de obra, pois, está alocada no setor terciário, gerando empregos diretos, induzidos e indiretos.
imagens da internet
Caracterizados como empregos diretos, é todo serviço prestado diretamente ao turista. Como assim? O turista negocia diretamente, sem intermédio de terceiros que é o caso dos estabelecimentos de alojamento, restaurantes, agência de viagem e outros.
Já os empregos induzidos, podemos observar que trata-se de uma espécie de serviço que resulta do desenvolvimento da atividade turística, ou seja, algo planejado, como os fornecedores que abastecem os hotéis.
Por último temos os empregos indiretos. Estes aparecem a partir da renda obtida pelas atividades produtivas dos residentes locais, ou seja, o turista gasta, e o dinheiro que ele pagou vai ser o salário de diversas áreas, como as empresas de transporte, hotéis, comércio (bens e serviços), etc.
O turismo é algo de extrema importância para a sociedade, além de contribuir para um melhor equilíbrio regional, contribui também para um maior equilíbrio intersetorial e interpessoal.
A transferência de renda gerada pelo turismo ao setor primário, secundário e terciário, é uma característica do equilíbrio intersetorial. E quando falamos em equilíbrio interpessoal, estamos falando sobre o fato da distributiva ser mais nítida, pois, de um lado, os maiores consumidores são os de renda mais elevada, e, de outro, as regiões receptoras são em grande parte, regiões menos desenvolvidas, de nível inferior de renda média.
Observamos também que o efeito causado pelo gasto dos turistas, em bens e serviços consumidos na localidade visitada, aumenta sim a geração de novos empregos e renda.
É de extrema importância que os nossos governantes enxerguem que, um estado torna-se ainda mais rico, quando ele tem o turismo em alta, pois, o mesmo é responsável por garantir emprego e renda, em qualquer época do ano, caso os nossos governantes saibam como torná-lo atraente aos olhos dos seus visitantes.
Por Kátia Vieira.