Ícone da culinária paraense, a pupunha é uma das melhores pedidas na merenda da tarde, acompanhada de café preto. Com o período de frutificação entre dezembro e março, a safra do fruto amazônico está perto de chegar ao fim. Por isso, consumidores aproveitam a grande oferta e a baixa nos preços para levar o fruto para casa.

FOTO: FERNANDO SETTE/REPRODUÇÃO

No tradicional mercado do Ver-o-Peso, em Belém, a lojista Sheilene Gomes aproveitou a manhã para garantir 50 quilos de pupunha e abastecer o restaurante do tio, em Palmas, no Tocantins. “Eu sempre venho, compro e mando pra ele. É mais fácil encontrar nesse período da chuva né? Aí eu aproveito”.

Pupunha faz bem para saúde, mas é preciso tomar cuidado com a quantidade

nutricionista e especialista em nutrição esportiva e estética, Raphaela Capella, conta que a pupunha é uma ótima opção de lanche, já que é rica em uma substância que ajuda na produção da vitamina A, por isso, comer pupunha pode fazer bem para pelecabelosunhas olhos:

Ela também conta que qualquer pessoa pode comer pupunha, sem restrição de idade. Entretanto, é necessário avaliar individualmente casos de pessoas que tenham algum tipo de comorbidade e sigam uma dieta mais restrita, “a exemplo de pacientes diabéticos, que precisam controlar a ingestão de carboidratos e gordura”, alerta.

 
Fonte: oliberal.com