No texto anterior, explicamos para vocês o que é Turismo de Aventura, agora, vamos mostrar o que é Turismo Ecológico ou Ecoturismo. De acordo com a EMBRATUR, este tipo de turismo é um segmento de atividade que utiliza, de maneira sustentável, o patrimônio natural e cultural, o mesmo é responsável por incentivar sua conservação e buscar a formação de uma consciência ambientalista.


O ecoturismo é proporcionalmente mais cresce no mundo, enquanto o turismo convencional cresce 7,5% ao ano, o ecoturismo crescendo entre 15 a 25%. Segundo a Organização Mundial de Turismo (OMT) cerca de 10% dos turistas em todo o mundo tem como demanda o turismo ecológico. Ainda de acordo com a OMT, o faturamento anual com esta prática, a nível mundial, é de aproximadamente US$ 260 bilhões, do qual o Brasil se fica com cerca de US$ 70 milhões.

Algumas pessoas acreditam que esta prática possa ser agressiva ao estado natural desses ecossistemas, devido o fluxo de pessoas e veículos, porém, aqueles que defendem sua prática afirmam que, o ecoturismo contribui para a preservação dos mesmos e, acredita-se que o ecoturismo é um dos principais meios de educação ambiental, permitindo a integração e desenvolvimento econômico das comunidades locais em áreas de preservação ambiental. Além disso, a principal motivação deste público é a observação e apreciação da natureza e, claro, contribuir para sua preservação.

O Ecoturismo deve garantir: conservação dos recursos naturais e culturais; gerar benefícios para as comunidades receptoras; e garantir a Educação Ambiental.

É uma forma de turismo que vem dando muito certo em vários lugares do Brasil e do mundo, pois, trata-se de uma prática que desenvolve consciência e respeito ambiental e cultural; fornece experiências bastantes positivas não somente para os visitantes, mas, para os anfitriões também; fornece benefícios financeiros para a conservação; fornece benefícios financeiros e poder legal de decisão para o povo local; eleva a sensibilidade pelo contexto político, ambiental e social; apoia os direitos humanos internacionais e acordos trabalhistas.

Você sabia que o Brasil é considerado um dos países com mais oportunidades de prática do ecoturismo? Pois então, o Brasil ganhou esse status devido a sua vasta diversidade de ambientes e seres vivos existentes em nosso país. Um exemplo disso são os nossos parques nacionais, que nada mais são do que unidades de conservação ambiental que permitem a interação entre o visitante e a natureza.

O turismo ecológico se baseia no tripé economia/meio ambiente/sociedade. Na vista econômica existe a geração de empregos, valorização imobiliária e claro, criação de oportunidades de mercado. Já no que se refere ao ponto de vista social, esta prática proporciona a melhoria da infraestrutura viária, de abastecimento e de equipamentos médicos e sanitários, além das inúmeras oportunidades de emprego e de multiplicação do conhecimento. Por fim, no quesito ambiental, o investimento em conservação e recuperação do meio ambiente, melhoria nos equipamentos de proteção e monitoramento ambiental e, principalmente, conscientização da população local e externa em relação à importância de preservar o meio ambiente para a manutenção dos biomas naturais fica muito mais evidente.

Agora como este segmento beneficia o turista? Quando falamos de ecoturismo, as principais vantagens para os adeptos a esta prática, estão relacionadas ao aumento da afinidade com o ambiente natural e com as oportunidades de contemplação de paisagens e contato com animais e espécies normalmente ausentes em nosso cotidiano. Por isso que o público para este tipo de turismo é bastante específico.

É por isso que dizem que os princípios em que o Ecoturismo se baseia são de que “Da natureza nada se tira a não ser fotos. Nada se deixa a não ser pegadas. Nada se leva a não ser recordações”.

Por Kátia Cabral Vieira – www.paramazonia.com.br