As férias chegaram e tem muita gente saindo de Santarém para outras cidades do Pará e até outras regiões do país. Para isso, além de pensar no tão esperado descanso, também é preciso ficar atento aos cuidados com a saúde e itens de segurança antes de viajar.

Seja de carro, ônibus, barco ou avião… Dependendo do tipo de transporte ou destino, algumas dicas ajudam evitar situações desagradáveis, a famosa dor de cabeça das férias. Se o roteiro da viagem estiver pronto, bastar seguir orientações importantes. (veja abaixo)

Viagem de carro
O primeiro passo é a revisão preventiva. Verifique documento do carro, óleo, água, pneu, alinhamento, fluído de freio. É importante também verificar as lanternas, faróis e o líquido de arrefecimento para o motor não aquecer.

Cinto de segurança é indispensável para todos os integrantes do veículo, seja no banco da frente ou de trás. Não deixe objetos soltos na bagagem. Os bichinhos de estimação também precisam viajar com segurança.

Viagem de barco
Quem for viajar de barco precisa seguir as regras de navegação. O uso do colete salva-vidas é indispensável, em qualquer trajeto marítimo. É importante checar se a embarcação oferece segurança aos passageiros.

A bagagem deve conter apenas o essencial. O certo é optar por itens pessoais, de higiene e a rede para se acomodar. Todos devem tomar cuidado durante a viagem. O consumo de álcool durante a viagem deve ser moderado para evitar acidentes.

Barcos ancorados no cais de Santarém, no oeste do Pará (Foto: Adonias Silva/G1)

Viagem de ônibus
As regras básicas de segurança também precisam ser seguidas para quem optar por viajar de ônibus nas férias. Antes de embarcar, é preciso checar os documentos. Outro cuidado é em usar o cinto de segurança durante toda a viagem.

Também é bom seguir algumas dicas, como por exemplo, evitar levar objetos cortantes, só carregar objetos leves no banco. As bagagens de mão devem estar sempre nos compartimentos acima dos bancos e só converse o necessário com o motorista.

Viagem de avião
A viagem de avião, por ser mais rápida, requer atenção redobrada. Antes de seguir para o aeroporto, verificar data e hora do voo, check-in, os documentos, como o passaporte (se a viagem for internacional), e documento com fotos, (para todos os voos).

A viagem de avião é diferente da viagem de carro e ônibus. Como não tem parada (só se tiver escala), o passageiro precisa lembrar de levantar para o sangue circular, esticar as pernas. Levante a cada duas horas e faça o exercício de ficar na ponta do pé e abaixar.

Movimento no Aeroporto de Santarém, no Pará, em 2015 (Foto: Adonias Silva/G1)

Adolescentes
Os pais precisam ficar atentos para a viagem do filho menor de 18 anos. Segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente (Eca), a autorização para viagem dentro do país só é indispensável para crianças de até 12 anos quando desacompanhadas dos pais ou responsáveis legais.

Para os adolescentes – entre 12 e 18 anos incompletos, a autorização não é necessária. No entanto, devem apresentar um documento de identificação com foto válido em todo o território nacional, como passaporte e carteira de identidade.

Clima
O Brasil possui clima diferenciado em algumas regiões. Por isso, o primeiro passo é pesquisar para saber se pode incluir roupas para enfrentar frio, calor e evitar alergias. O ideal também é preparar um kit de medicamentos e incluir na bagagem.

Repelente, protetor solar, remédio para cólica, analgésico, curativos, soro fisiológico e álcool gel são alguns itens importantes. Quem possui filho pequeno precisa saber se a vacinação está em dia para evitar contrair doenças e infecções.

Fonte G1Pa