As praias de Salinas, nordeste do Pará, são famosas pela badalação no mês de julho. Porém, nem todo mundo que procura o balneário nessa época do ano vem em busca de agito, e quem prefere tranquilidade e contato com a natureza pode encontrar alguns paraísos escondidos perto do balneário, como a Ilha do Pilão, localizada do município de São João de Pirabas, há 20 minutos de barco de Salinas.

Para chegar lá, a viagem começa na vila de Cuiarana, um refugio de pescadores há 15 quilômetros do centro de Salinas. “É gostoso vc tá em contato com essa natureza linda, aquele verde lá na frente, esse mar aqui… é muito bom!” disse o aposentado Antônio Sanches.

O guia turístico Carlex Falcão veio passar as férias em Salinas há dois anos, se apaixonou pelo lugar e acabou ficando. Hoje, ele mostra os roteiros da região para visitantes. Logo nos primeiros minutos de passeio pelo rio Cuiarana, é possível perceber porque a região impressionou Falcão: as ilhas servem de berçário para os guarás, e as aves fazem questão de se exibir para os visitantes.
A ilha do Pilão fica em mar aberto. É quase deserta, com mais de 2 quilômetros de areia branca, ocupada apenas por algumas palafitas. O lugar pouco a pouco é descoberto pelos turistas, inclusive de fora do país. “O perfil do turista que vem pra praia do Pilão são pessoas de fora, né? Santa Catarina, Rio Grande do Sul, pessoal da África do Sul vem por lazer, né? vem pescar… procurar assim um meio de tentar fugir do estresse”, explica Falcão.


A aposentada Norma Queiroz aprovou o passeio. “É uma maravilha, quem chega aqui não quer outra vida, é um paraíso que Deus nos deu!”, conta.
O nome da Ilha do Pilão foi dado por conta de uma formação de calcário, que formou uma série de piscinas naturais. Algumas impressionam pela forma, outras pela profundidade, e há quem veja semelhança entre as piscinas da ilha e as crateras de um vulcão. Independente da interpretação, o cenário agrada amantes da natureza. “Quando você quer sair do stress da cidade, se refugia nos pilões, porque aqui você fica em contato com a mãe natureza, existe coisa mais bela?”, explica a dona de casa Laura Coelho.
(Reportagem: É DO PARÁ)