Também considerado Parque Ecológico o Museu Emilio Goeldi é um espaço de natureza preservada em meio ao centro urbano de Belém. Uma instituição pública vinculada ao Ministério da Ciência e Tecnologia e Inovação, possui uma área de cerca de cinco hectares e um acervo para conhecimentos nas áreas de ciências naturais e humanas, relacionada à Amazônia.

Imagem: coisosonthego.com

Também é reconhecido mundialmente como uma das mais importantes instituições de investigação científica sobre a Amazônia brasileira. No local também encontramos diversas espécies de flora e fauna amazônica.
O Parque é, atualmente, uma das principais áreas de lazer da população de Belém, além de ser utilizados como instrumento de educação ambiental e científica, possuindo cerca de 2.000 árvores nativas da região, como samaúma, acapu e cedro, e 600 animais, muitos deles ameaçados de extinção, como o peixe-boi, a arara-azul, o pirarucu e a onça pintada.
Possui ainda, um aquário com uma amostra de peixes e ambientes aquáticos amazônicos e, além disso, mantém uma exposição permanente sobre a obra de Emílio Goeldi e as primeiras coleções formadas pelo naturalista.
O Parque recebe mais de 400 mil visitantes anualmente, entre moradores de Belém e turistas. É um passeio para todos os gostos, vai do exótico naturalista, Ao charme urbanizado. Pelas ruas conhecemos um pouco da história da cidade, do Brasil e de como os europeus se apaixonaram por Belém.
www.portalparamazonia.com.br
Por Kátia Vieira.