O açaí é uma fruta típica da região amazônica que já conquistou todo o Brasil graças à sua versatilidade. Algumas das receitas que usam o ingrediente são sucos, vitaminas, sorvetes e, até mesmo, doces típicos como o brigadeiro. Entre os benefícios oferecidos pelo açaí estão seus antioxidantes. Além disso, ele é rico em cálcio, ferro, magnésio, vitaminas, fibras e minerais.

Aliás, na gastronomia, o açaí em pó é uma das formas mais usadas, já que pode ser adicionado a diferentes preparos. Ele também é excelente para a produção de barras, não ocupa espaço no freezer como a polpa, não tem conservantes e apresenta alto rendimento e retenção de cor, de sabor, de aroma e de nutrientes.

 

Abaixo, explicamos as principais vantagens do açaí em pó e como usá-lo no dia a dia. Confira!

O que é açaí em pó?
O açaí em pó foi desenvolvido para facilitar a rotina das pessoas, pois pode ser adicionado rapidamente a diferentes tipos de preparos. Essa versão nada mais é do que a fruta desidratada, podendo ser encontrada facilmente em diversas lojas, tanto físicas quanto online.

Uma dica importante é conferir a embalagem do produto, certificando-se de que o pó seja 100% açaí, já que pode haver misturas. Hoje em dia, algumas marcas conseguem fabricar açaí em pó mantendo as principais propriedades do produto in natura, o que é ótimo não apenas para valorizar as receitas finais, mas também para garantir os benefícios que as pessoas procuram ao consumir a fruta.

Além das características nutricionais, o açaí em pó mantém o aroma e o sabor do produto in natura, não causando nenhum prejuízo de sabor quando usado nas receitas. Justamente por isso é que a versão tem ganhado espaço tanto na indústria quanto nas cozinhas de pequenos negócios.

Para que serve?
Na indústria alimentícia, o açaí em pó é usado na fabricação de bolos, pães, granolas, barras de cereal e sobremesas em geral. Até mesmo a indústria de cosméticos tem apostado nele para criar xampus, hidratantes, sabonetes, entre outros produtos.

Em casa, o açaí em pó é perfeito para valorizar iogurtes, sorvetes, sucos e smoothies, por exemplo. Para quem trabalha no ramo da confeitaria, a dica é apostar no produto para criar pratos como bolos, recheios e doces de festas. Vale a pena usar a criatividade e elaborar receitas únicas, que poderão valorizar o cardápio do negócio.

Como usar o açaí em pó?
Usar o açaí em pó no dia a dia é bem simples, bastando adicionar a quantidade desejada diretamente nas bebidas ou nas frutas ou mesmo misturando com água. Para o preparo de receitas que serão comercializadas, o ideal é fazer alguns testes para se chegar ao sabor desejado.

Para quem está começando a trabalhar com o açaí, uma receita básica é o brigadeiro. Para prepará-lo, você precisará dos seguintes ingredientes:
1 lata de leite condensado;
1 e ½ colher (sopa) de açaí em pó;
½ colher (sopa) de manteiga sem sal.

Leve todos os ingredientes ao fogo médio, mexendo sempre até começar a desgrudar do fundo da panela. Após retirar do fogo, deixe o brigadeiro esfriar e, em seguida, enrole e passe no confeito desejado — que pode ser chocolate granulado, raspas de chocolate ou o que você preferir.

O açaí em pó é tão versátil quanto qualquer outra versão da fruta, ou seja, é o ingrediente perfeito para quem está começando a trabalhar com esse sabor tão brasileiro e precisa de variabilidade.

E se você já quer adquirir o seu açaí em pó, aproveite para conhecer as opções disponíveis no site da Nova Safra e compre agora mesmo!

(Por blog.novasafra.com.br)