A Amazônia ou Amazônia é uma região natural da América do Sul, definida pela bacia do rio Amazonas e coberta em grande parte por floresta tropical – a Floresta Amazônica (também chamada de Floresta Equatorial da Amazônia ou Hileia Amazônica) – a qual possui 60% de sua cobertura em território brasileiro. A bacia hidrográfica da Amazônia possui muitos afluentes importantes tais como o rio Negro, Tapajós e Madeira, sendo que o rio principal é o Amazonas, que passa por outros países antes de adentrar em terras brasileiras. O rio Amazonas nasce na cordilheira dos Andes e estende-se por nove países: Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Guiana, Guiana Francesa, Peru, Suriname e Venezuela. É considerado o rio mais volumoso do mundo.

No Brasil, para efeitos de governo e economia, a Amazônia é delimitada por uma área chamada “Amazônia Legal” definida a partir da criação da SUDAM (Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia), em 1966.

É chamado também de Amazônia o bioma que, no Brasil, ocupa 49,29% do território, sendo o maior bioma terrestre do país.

Uma área de seis milhões de hectares no centro de sua bacia hidrográfica, incluindo o Parque Nacional do Jaú, foi considerada pela UNESCO, em 2000 (com extensão em 2003), Patrimônio da Humanidade.

Duas coisas me impressionam quando se fala da floresta amazônica. Primeiro, a Amazônia brasileira hospeda boa parte da diversidade de flora e fauna do mundo. Segundo, como nós, brasileiros, não sabemos o que fazer com esse patrimônio. O desmatamento continua a taxas elevadas, mesmo que tenham registrado pequeno decréscimo nos últimos anos. A grande contribuição do Brasil para o aquecimento global vem da queima da floresta, emissora de CO2. O problema do desmatamento está vinculado ao tipo de desenvolvimento que se quer levar para essa região. É um vetor de desenvolvimento convencional, baseado numa agropecuária e extrativismo vegetal e mineral predatórios. Desenvolver pecuária bovina é sinônimo de desmatar. Plantar arroz, soja e outros produtos agrícolas é sinônimo de desmatar. Então, qual é a solução para o desenvolvimento da Amazônia? Deixar intacta a floresta e intacto nível de pobreza dos brasileiros residentes por lá? Claro que não. Desenvolvimento é talvez a coisa mais importante que existe na economia. Mas o desenvolvimento tem de ser em bases sustentáveis. Um desenvolvimento sustentável envolve que a atual geração aumente o seu bem-estar, deixando um estoque de capital natural (ou recuros naturais), pelo menos, da mesma magnitude que recebeu.