É fascinante andar pelas ruas de Belém e olhar os traços europeus, deixados em boa parte de sua arquitetura. A paixão dos portugueses pelo luxo dos franceses.


Pensando nisso, em manter sempre viva essa memória nos paraenses, e enriquecê-los de conhecimentos, nós criamos um Facebook que irá mostrar toda a história da Belém antiga. A Belém nos tempos da borracha a riquíssima Belle Epoque, as histórias sobre o período que a cidade foi cenário da Cabanagem, nosso povo, nossas origens. Estaremos mostrando tudo que a nossa cidade e o nosso Estado do Pará tem e teve de melhor.
Estaremos aqui, resgatando e valorizando a nossa cultura, nossas raízes. Aqui estaremos enriquecendo nosso povo com tudo o que nossos antepassados viveram e o que deixaram para nós como herança. Até nosso sotaque, que em alguns municípios do Estado, como Cametá, traços do sotaque francês ainda ficou marcado naquela gente.
Além de informações através de artigos, estaremos também disponibilizando fotos de como era a nossa cidade no passado, de como poderíamos ser uma segunda Veneza. Sim, Veneza na Itália. Afinal, avenidas como Doca de Souza Franco e Tamandaré, poderiam ter em seus canais, passeios como os que são comuns nas ruas encantadoras da bela cidade italiana.
O espaço também contará com vídeos encantadores, mostrando como eram os transportes daquela época, como as pessoas se vestiam, como os imóveis eram belos. E também, estaremos contando as histórias dos grandes clubes de futebol, que já deram alegria aos paraenses, como Tuna Luso Brasileira, Remo e Paysandu.
Trata-se de um espaço para todos os gostos, para todas as pessoas, um espaço para pesquisas, para diversão, para matar a curiosidade de muios e enriquecer o conhecimento de todos.
Mas, o mais importante, este espaço é para mostrar que cada um de nós somos também responsáveis por manter e preservar essa cultura. Não basta somente exigir dos governantes uma postura e melhor conduta quanto ao patrimônio histórico da nossa cidade, precisamos também ajudar a mantê-lo vivo e intacto.
Manter nossa memória viva, preservada, é nosso dever enquanto filhos desta terra. Por isso estamos aqui para ajudá-los neste sentido. Uma troca de olhares de como era para o que se tornou e o que se manteve. E como nós, enquanto residentes e filhos deste lugar, podemos ajudá-lo a jamais se perder ou, ganhar apenas um capitulo ou citações em livros e aulas sobre história da Amazônia.
Por Kátia Vieira.