Aromas, cores e sabores, tudo junto e misturado em cestos, barracas, ou plantações… Falo das nossas frutas que sem dúvida são únicas, exóticas, e mais, capazes de surpreender quem as degustam em diferentes receitas.

Os nomes são curiosos, alguns até “assustam” ao serem pronunciados como: cupuaçú, taperebá e muruci, mas um suco bem gelado ou uma mousse, creme, pavê ou sorvete, desses três é de dar água na boca, e a curiosidade na pronuncia dos nomes se perdem no sabor único e inquestionável que cada um tem.
Bacurí, pupunha e Açaí, o paraense sabe que da pra comer, beber, e até molhar no cafézinho, e nossas frutas são assim, aptas a qualquer modo de preparo ou degustação. Quem gosta de açaí com farinha de tapioca? Muitos irão dizer que sim, outros irão dizer que preferem com aquela boa e velha farinha “baguda” de Bragança.
Há também quem diga que açaí é bom sem açúcar, com granola ou banana, enfim, o brasileiro aprendeu a amar o açaí e desde então, começaram a criar suas maneiras próprias de se deliciarem com a nossa fruta. A verdade é que açaí é bom de qualquer jeito, tomado como suco e como sorvete então, não da pra resistir!
Do bacurí e cupuaçú eu tiro o mousse, o doce em compota, a geléia, o bombom com chocolate, faço suco, faço bolo e faço a deliciosa torta Maria Izabel, com rum e coco ralado, uma ótima pedida para qualquer hora do dia.

br.pinterest.com

E a pupunha? Um fruto tão pequeno mas de grande utilidade. Ela é boa para comer com aquele cafezinho da tarde ou no café da manhã. Um fruto típico da região amazônica que pode ser servida de todo jeito, do bolo ao salgadinho, também podem ser matéria-prima para a fabricação de compotas e geleias. Além disso, ela fortalece a imunidade e previne o ser humano de doenças degenerativas.
Uxi, tucumã, piquiá, e a castanha do Pará, frutas, frutos e sementes que caem no gosto popular. Formas diferentes, sabores peculiares na culinária local. Elas ganham identidade próprias, conforme o sabor de cada uma. É difícil dizer qual delas é a melhor, pois de cada uma, podemos tirar uma nova receita.

imagens da internet
Cervejas e licores estão entre as receitas regionais feitas com as frutas típicas da nossa região. Cerveja de bacurí, taperebá e açaí, que por sinal foi eleita em 2014, como a melhor cerveja do país, no Festival Brasileiro da Cerveja, em Blumenau (SC).
Difícil escolher a melhor forma de saborear cada uma delas, mas, quem vem ao Pará, sabe exatamente onde começa a frase da canção que diz: “quem vai ao Pará, parou”, mas não é somente pelo açaí que chegou e ficou, mas sim por todas as variedades de aromas e sabores que cada uma dessas frutas possuem.
Por Kátia Vieira.