Não é novidade alguma que o Brasil é um país repleto de destinos turísticos encantadores, todos prontos para visitação, porém, estima-se que uma parcela significativa da população, não teve oportunidade para descobrir o seu próprio país.


De acordo com uma pesquisa realizada pelo Ministério do Turismo, cerca de 44,4% dos brasileiros nunca viajou a passeio pelo país. Mas esta realidade promete mudar com a chegada do “Brasil + Turismo”, pois este mercado deverá ser ampliado e fortalecido.

De carro, ônibus ou avião, não importa o meio de transporte que você utiliza, o importante é você encontrar um tempo no seu calendário anual, para desfrutar das maravilhas que só o Brasil oferece. Lugares exóticos, aconchegantes, belas praias, contato com a natureza, tudo isso nós temos aqui, às vezes, bem pertinho da gente.

Alguns serviços precisam ser melhorados e/ou ampliados para que este público sinta um interesse cada vez maior em conhecer o seu próprio país. A rede hoteleira por exemplo, lugares como a Amazônia, deveriam investir mais em resorts ou pousadas, já que o brasileiro parece se interessar bastante por lugares com estas características, investir em passeios mais “selvagens”, voltado para emoção e aventura, isso chama muita atenção.

Já imaginou, um “safari” em terras amazônicas?

Transporte é algo que também acaba afastando o turista de uma determinada localidade. Se o governo, junto com o corpo empresarial, não resolver os problemas e melhorar a qualidade e disponibilidade de transportes na sua cidade, o número de turistas tende a cair. Nem todo mundo quer ou dispõe de um dinheiro para gastar em táxi, que por sinal, em algumas localidades a bandeirada chega a custar valores absurdos. Atrair o público com ofertas mais econômicas e confortáveis, claro, com segurança também, é um diferencial sem dúvida.

Aqui no Pará por exemplo, seria algo novo e que o público de fora e o local, investiria com toda certeza. Já pensou você sair do aeroporto em um ônibus com ar-condicionado, wi-fi grátis, passar pelas principais avenidas de Belém, centro histórico, pontos turísticos, distritos próximos como Icoaraci, diariamente, e a um preço justo? No Rio de Janeiro isso é possível, porque que em Belém também não se investe em algo assim também?

Afinal de contas, Belém é uma metrópole, seu crescimento precisa acompanhar este status, não podemos parar no tempo e nos contentar apenas com o que tem. Investir em qualidade é a melhor opção para se ganhar dinheiro.

Por Kátia Vieira.