É tanta coisa boa que o Pará dispõe, que é comum ficarmos perdidos na hora de escolher no que apostar, não é mesmo? Vamos apresentar para vocês, alguns dos setores mais enriquecedores do Estado, como por exemplo o artesanato.

Pelas mãos habilidosas dos artesãos paraenses, o barro ganha formas e se transforma em belos potes, vasos, pratos, entre outros itens. Esta arte vem sendo desempenhada pelo avô, pelo pai e pela mãe de diversos artesãos, habilidade passada de geração em geração garante a renda de milhares de famílias no estado.

Cerca de 10 milhões de brasileiros, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), vivem do artesanato, que juntos movimentam mais de R$ 50 bilhões por ano. Impressionante não é mesmo? Quase 80% dos municípios brasileiros vivem desta atividade econômica e, é uma das atividades mais produtiva do turismo.

No Pará, lugares como Icoaraci (distrito de Belém) e Marajó, as peças conquistam diversos turistas de todos os cantos do Brasil, além disso, este trabalho já ultrapassa as fronteiras do país, onde as vendas são realizadas para os Estados Unidos, Canadá e França. A cerâmica Marajoara – típica do nosso Pará -, retrata a cultura local.

Aqui em Belém, capital do Pará, os elementos da cultura Marajoara, Tapajônica, Maracá, Konduri e Contemporânea são encontrados no espaço São José Liberto, onde reúne os trabalhos de mais de 700 artesãos de 43 municípios do estado.

Você sabe o que é balata? Pois bem, balata é outra espécie de matéria-prima típica da nossa região e, se transforma em um dos vários artesanatos vendidos na capital paraense. O látex extraído da balateira, árvore encontrada somente do lado esquerdo do Rio Amazonas, recebe uma tintura especial em cores variadas para representar animais típicos da região e encenar o cotidiano dos moradores ribeirinhos. Uma verdadeira obra de arte.

Vale ressaltar que o Ministério do Turismo foi muito importante na regulamentação desta profissão. O projeto criado pelo MTur estabelece diretrizes para as políticas públicas de fomento à profissão, institui a carteira profissional para a categoria e autoriza o poder Executivo a dar apoio profissional a estes profissionais.

Mas investir no Pará, não para por aí. No próximo texto, você irá descobrir outro setor que vem alavancando a economia regional.

Por Kátia Vieira.