Sem dúvida há muito o que se falar de turismo, diversos segmentos, conceitos, todos muito importantes para cada localidade e público. Hoje vamos falar um pouco sobre o Turismo Rural ou Agroturismo, como também é conhecido. Essa modalidade do turismo tem por objetivo garantir a todos um contato mais direto e genuíno com a natureza, a agricultura e as tradições locais, proporcionando hospedagem em ambiente rural e familiar. Ou seja, você estará literalmente integrado ao campo e suas curiosidades.
Entrando um pouco na história deste segmento, durante a década de 70, devido o aumento da procura turística, assim como a procura de soluções para a queda e desagregação das sociedades rurais, o desenvolvimento do turismo no meio rural, veio ganhando força e crescendo no país, além é claro, vem sendo muito importante no fator econômico e social, gerando inúmeras oportunidades como geração de emprego e renda e, desenvolvimento destes territórios.


A prática de atividade turística no meio rural, constituem-se da oferta de serviços, equipamentos e produtos de: hospedagem, alimentação, recepção à visitação em propriedades rurais e recreação, entretenimento e atividades pedagógicas vinculadas ao contexto rural. Esta prática apresenta como atração, plantações e culturas em áreas onde sirvam de referência internacional no chamado agronegócio.
Nos territórios rurais, há elementos predominantemente notáveis, como destinação da terra, direcionada às práticas agrícolas, e noção de ruralidade, ou seja, no valor que a sociedade concebe ao rural, e contempla as características mais gerais deste meio: produção de qualidade, paisagismo, biodiversidade, cultura e modo de vida, a lógica familiar, a cultura comunitária e, a identificação com os ciclos da natureza.
Outra característica bastante importante e destacada desta modalidade é o Comprometimento com a produção agropecuária, identificado com a ruralidade, ou seja, um vínculo direto com as coisas da terra. Sendo assim, mesmo que as práticas agrícolas não estejam presentes em escala comercial, esse comprometimento com a agropecuária, aparece representado pelas práticas sociais e de trabalho, pelo ambiente, costumes e tradições, pelos aspectos arquitetônicos, artesanato e, pelo modo de vida típicos de cada população rural.
Existem lugares específico no Brasil, que realizam este tipo de turismo, mas, no Pará, o lugar que melhor oferece este serviço, é o Marajó.
A ida até a Ilha do Marajó, você precisa sair obrigatoriamente da capital paraense, Belém. A forma mais apropriada para esta viagem é de barco ou balsa, que saem do Terminal Hidroviário na região portuária da cidade ou do Terminal Hidroviário do município de Icoaraci, a 20 km do centro. A viagem dura em média de 3h a 3h30.
No Marajó o passeio é garantido por uma paisagem belíssima, fauna e flora encantadoras. Rios e igarapés existentes na região que, a cada ano que passa, atraem centenas de turistas.
Uma das práticas de turismo existente na região é o turismo rural, pois, o visitante conhece as fazendas – algumas centenárias -, ligadas diretamente a história da ilha, você conhece e tem contato com a criação de búfalos e cavalos marajoaras. Além disso, o artesanato em couro é outro forte atrativo da região. Caminhando um pouco mais pela cidade, você tem o contato e interação com o povo marajoara, com a riqueza da cerâmica, com as cores dos ornamentos e é rapidamente atraído e envolvido pelas danças típicas, como carimbó e lundú, além é claro, de poder saborear a deliciosa culinária local.
O Marajó, além de te oferecer tudo isso, ele te presenteia com muito sol e praia, adornados por coqueiros e areia branca. A vila de pescadores também é algo que torna a ilha ainda mais prazerosa e acolhedora, pois, você descobre como é a verdadeira pesca artesanal e como esse povo sobrevive deste trabalho até os dias de hoje, sem contar que você pode experimentar um peixinho frito, pescado na hora. É bom demais não é, desfrutar da brisa, do clima e da vida em um lugar como esse?
No Brasil, separamos oito lugares que também realizam o turismo rural ou agroturismo:
1 – Cabaceiras (PB): a cidade é habitada por cerca de cinco mil pessoas, está localizada na área mais baixa do Planalto da Borborema, no Estado da Paraíba e, fica cerca de 180 quilômetros de distância da capital, João Pessoa;
2 – Gravatá (PE): distante aproximadamente 84 quilômetros de Recife, a cidade de Gravatá possui um clima serrano em pleno Nordeste brasileiro. Uma ótima opção para quem pretende fugir do calor, onde a temperatura amena, chega à máxima de 22°C e mínima de 10°C pela noite. A culinária da cidade é recheada de massas, fondues e pratos típicos. O município também apresenta belas paisagens. Nas redondezas são encontradas cachoeiras, lagos, matas fechadas e piscinas naturais.
3 – Venda Nova do Imigrante (ES): sua economia é voltada para o café, responsável por 90% das propriedades rurais do município. A localidade é referência no Agroturismo, que abrange 70 propriedades e 300 famílias. Os turistas podem acompanhar a produção de alimentos e vivenciar o cotidiano agrícola, associando-o ao lazer e à valorização do meio ambiente. Outro atrativo é a cachoeira do Alto Bananeira, com sete quedas.
4 – Vassouras (RJ): localizada na região do Vale do Café, a cidade era conhecida no século XIX como a cidade dos “barões do café”. As ruas e arquitetura da cidade contam a história. Na Casa da Hera, os turistas podem ver como viviam as famílias cafeeiras. A área rural tem inúmeras fazendas abertas para visitação. Entre as principais está Cachoeira Grande. No mês de julho, Vassouras organiza o Festival do Vale do Café, que conta com diferentes programações musicais.
5 – Bento Gonçalves (RS): responsável por 85% da produção nacional de vinho, a Serra Gaúcha abriga a Capital Brasileira da Uva e do Vinho: Bento Gonçalves. A cidade, além de ter um excelente atrativo para o agroturismo, também é um ótimo destino para o enoturismo, turismo voltado à apreciação do vinho. Mas a produção da bebida não é o único chamativo. A região também destaque no setor moveleiro, com 8% da produção nacional de móveis. Além disso, é rica em vales, rios, canyons, cavernas e cachoeiras.
6 – Lages (SC): a cidade catarinense abriu suas portas para o turismo rural em 1980, período em que fazendeiros da região passaram a abrir suas propriedades para visitação. Atualmente, o município de Lages recebe todos os anos mais de 50 mil pessoas que buscam de vivenciar o dia a dia das fazendas. O frio intenso do inverno causa geadas e, algumas vezes, até neve, um dos atrativos da cidade. Famosa também é a Coxilha Rica, antiga rota dos tropeiros. Trata-se de uma planície de 100 quilômetros com rios e campos preservados. Na localidade ocorre um dos maiores eventos culturais e gastronômicos do Sul do país, a Festa Nacional do Pinhão.
7 – Acolhida na Colônia (SC): foi nas Encostas da Serra Geral de Santa Catarina que surgiu a associação de agroturismo. Acolhida na Colônia, onde cerca de 180 famílias de agricultores que trabalham com produção orgânica abrem suas fazendas para os visitantes conhecerem modos de vida que valorizam a integração e harmonia com a natureza.
8) Parelheiros (SP): situado a cerca de 35 quilômetros de distância da agitação da cidade de São Paulo, o distrito oferece aos visitantes, atividades como trilhas em áreas de mata preservada, patrimônios históricos e culturais, passeios náuticos que cruzam as represas da região, além de tribos indígenas e chácaras de produtores de orgânicos acessíveis aos turistas. A localidade também reúne parte das bacias hidrográficas das represas Billings e Guarapiranga e preserva a Mata Atlântica nativa. Os turistas também podem conhecer a Cratera de Colônia, um dos pontos importantes do local. A formação geológica foi esculpida pela queda de um meteoro há cerca de 20 milhões de anos.
É muito bom você poder viajar e conhecer lugares assim, que te coloquem cada vez mais em contato com a natureza, o meio de sobrevivência dessa parcela da sociedade e, principalmente, que te permita relaxar e apreciar a beleza natural existente. Sendo assim, agora é só escolher o destino da próxima aventura.
Por Kátia Cabral Vieira.