Você já ouviu falar em turismo doméstico? Não? Bem, nós do Paramazonia estamos engajados em explicar para vocês, todo e qualquer tipo de assunto relacionado ao Turismo e, como já falamos, recentemente, sobre turismo receptivo e emissivo, agora vamos explicar o que é turismo doméstico.

De acordo com a Organização Mundial do Turismo (OMT), turismo doméstico é aquele em que a pessoa não cruza nenhuma fronteira. Diferentemente do turismo internacional, com múltiplas origens e mais susceptível de se multiplicar. No que se refere ao turismo doméstico, este ainda é mais limitado, porém, ele é o mais fiel, como assim? Este tipo de turismo está menos sujeito a modas e menos sujeito a economias de divisas.


Vale ressaltar que esta prática varia de país para país e, é subordinado à sua extensão. Os naturais de países como os Estados Unidos, Brasil ou a China, demonstram ter uma mais acentuada tendência para este tipo de turismo. Segundo a OMT, nos Estados Unidos e na China, o doméstico prevalece sobre o externo.

No Brasil, esta prática representa uma parcela fundamental para o turismo. Anualmente, o país soma mais de 50 milhões de viagens, quase dez vezes mais viagens que o turismo internacional receptivo, uma receita direta de quase 6 vezes superior que as oriundas do turismo internacional. Isso é muito importante para a economia do nosso país, pois, é um setor que nunca para de ter procura, seja para viagens de lazer ou a negócios.

Os lugares mais procurados no Brasil, para se fazer o turismo doméstico são: Foz do Iguaçu; Florianópolis; Paraty; Ouro Preto; Pantanal; Jalapão; Chapada Diamantina; Lençóis Maranhenses; Maragogi; Jericoacoara e; a nossa bela Amazônia.

Não é mais só por Cristo Redentor e Pão de Açúcar que o brasileiro se interessa, esta realidade mudou. Eleita uma das Sete Novas Maravilhas da Natureza, a nossa Floresta Amazônica, que antes era um destino procurado apenas pelos gringos, entrou no rol de lugares mais procurados pelo brasileiro no turismo doméstico. Antigamente a nossa linda Floresta Amazônica era procurada apenas pelos brasileiros com sangue de aventureiro, mas, este cenário mudou.

Fato é, devido à pouca ou nenhuma estrutura adequada dos hotéis e meios de transporte, além é claro, do alto custo das passagens aéreas, eram os principais fatores que espantavam os viajantes. Com isso, o turismo doméstico para este pedaço tão bonito e rico do Brasil, ficava inexplorado.

É bem verdade que o preço que se paga para viajar e conhecer a fundo a Amazônia está bem longe de ser considerado barato, porém, além de ser um lugar encantador e que vale cada centavo investido para adentrar em seu território, o turista já encontra várias opções de hospedagens de todos os tipos e de todos os preços nos arredores de Manaus, a porta de entrada desta selva exuberante. Com uma infraestrutura confortável, quartos equipados com TV, ar-condicionado e água quente.

Devido a essas mudanças e adaptações que o brasileiro aderiu, que fez com que o turismo doméstico ganhasse grande importância para a economia nacional. Além é claro, de valorizar o país para os próprios filhos. Esperamos com isso, que outros empresários percebam a importância de se investir nos hotéis, passeios, qualidade de serviço e, que os governantes também invistam na segurança pública, nos pontos turísticos existentes em seu estado, para continuar aumentando, cada vez mais, o turismo doméstico no Brasil. 

Por Kátia Vieira.