Você sabia que mesmo sendo mais “barato” viajar para o exterior, o fluxo de viagens de domésticas, ou seja, o brasileiro ainda opta por conhecer e desfrutar das belezas existentes nos paraísos locais.

No ano de 2011, foram registradas quase 6 milhões de viagens internacionais, contra surpreendentes 80 milhões de viagens internas. Mas esse número, ainda muito tímido em relação aos principais emissores mundiais, acabou colocando o Brasil na 36ª posição no ranking mundial de países emissores. Os Estados Unidos apareceu em 1° lugar nesta procura, escolhido por 17,7% dos viajantes, enquanto que a Argentina fica com o 2° lugar, com 16, 6% das preferências. França, Portugal e Itália estiveram respectivamente, 3°, 4° e 5° lugares no ranking de preferências.

O turismo emissor é algo que acaba sendo o turismo mais interessante para os nossos “vizinhos” e para as agências de viagens também, uma vez que, no quesito gastos, os brasileiros surpreendem os analistas e agrada cada vez mais os gestores de destinos turísticos. Somente no ano de 2012, o total das despesas dos brasileiros no exterior foi quase US$ 20 bilhões, ou seja, um crescimento de 21% em relação a 2011. Aqui no Brasil, os principais estados emissores são: São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Paraná. Infelizmente não encontramos nenhum estado do Norte ou Nordeste nesta lista.

Ainda se fala pouco sobre turismo emissivo e receptivo no Brasil. Ainda se investe pouco nesses setores também. Isso é um erro dos nossos governantes, mas principalmente do nosso grupo empresarial que pouco pensa em investir no respectivo estado. Se todos pensassem em como isso é benéfico e faz gerar um aumento positivo de receita, todos saberiam como e por onde começar a tornar este setor, cada vez mais próspero.

Atualmente as operadoras responsáveis pelo emissivo internacional são CVC, Flytour e Trend Operadora, enquanto que as agências online com maior participação no mercado são: Decolar, Viajanet e Hotel Urbano.

Temos tantas belezas em nosso país, praias lindas, lugares exóticos, uma Amazônia vasta de belezas naturais e pouco ou quase nunca exploradas. Vamos, além de mandar nossa gente para fora, vamos trazer a nossa gente e os nossos gringos, para conhecerem e desfrutarem de tudo o que o nosso país tem para oferecer.

Por Kátia Vieira.