Ele é o maior mercado a céu aberto da América Latina, repleto de histórias, de gente simples e de bem com a vida, em cada canto um sorriso, o retrato da identidade do Estado do Pará e seu povo. Não é à toa que ele é o nosso cartão postal e, reconhecido mundialmente, estamos falando do nosso bom e velho Mercado do Ver-o-Peso.
Ponto turístico e cultural da cidade de Belém, o “Veropa”, como é carinhosamente chamado pelos paraenses, abastece a capital com variados tipos de gêneros alimentícios e ervas medicinais oriundas do interior do estado, fornecidos, quase sempre, por via fluvial.
Candidato a uma das 7 Maravilhas do Brasil, o Ver-o-Peso é um dos mercados públicos mais antigos do país e, carregado de histórias engraçadas que encantam os frequentadores que, entre frutas e verduras, se encantam com a rivalidade gostosa e engraçada dos torcedores de Remo e Paysandu, clubes tradicionais do Pará e também, se perdem no misticismo das famosas erveiras do Ver-o-Peso. Isso porque é um tal de “chega-te a mim” pra lá, um “comigo ninguém pode” pra cá, que Dona Cheirosinha, erveira mais conhecida do local, consegue prender a atenção de quem passa pelos corredores dessa grande feira, ensinando como e para quê, cada um desses banhos serve e ela garante: dá resultado!

Mas o Ver-o-Peso não encanta apenas pela feira e seus comerciantes, o complexo arquitetônico e paisagístico do Ver-o-Peso, conta com uma série de construções históricas, incluindo: Mercado de Ferro; Mercado da Carne; Praça do Relógio; Doca; Feira do Açaí; Ladeira do Castelo; Solar da Beira, e; Praça do Pescador. Quatro destes locais foram tombados pelo Estado, o Mercado de Ferro, Mercado de Carne, Praça do Relógio e Solar da Beira. Conheça um pouquinho sobre a história de cada um deles:
O “Mercado de Peixe ou Mercado de Ferro” foi construído no final do século XIX, sua estrutura metálica, com torres, colunas e escadas em ferro e zinco, foi toda forjada em Londres e Nova York.

Imagem: Acripuff, brilhante e graffiti sobre tela – marcelloyorkecom.blogspot.com

Atualmente é um dos pontos turísticos mais importantes da capital. Localizado na confluência dos rios Guamá e Pará, na Baía de Guajará, é uma das construções de maior destaque do complexo do Ver-o-Peso. Ele possui a estrutura toda em ferro oriunda da Inglaterra e é considerado cartão-postal da cidade. O interior é composto por 67 boxes que comercializam peixes e camarões frescos; na área externa encontramos lanchonete, bares, pontos comerciais de produtos religiosos, de material para pesca, esportivo e descartável, além é claro, da venda de caranguejos vivos.
Já o “Mercado de Carne ou Mercado Bolonha” é o espaço onde abriga lojista e feirantes, em sua maioria vendendo carnes e vísceras, mas também alguns que se dedicam ao comércio de refeições, polpas de frutas e produtos religiosos. Embora outras mercadorias também sejam vendidas, é unicamente neste lugar, dentro do complexo do Ver-o-Peso, que se faz o comércio de carne.
O prédio tem grande importância histórica no Pará por ser um dos mais antigos do entorno.

A Praça Siqueira Campos, mais conhecida como “Praça do Relógio” é tombada por lei federal e municipal. Localizada no perímetro formado pela Avenida Portugal, Doca do Ver-o-Peso, Rua Pedro Rayol e Travessa Marquês de Pombal, o espaço é palco de encontros entre barqueiros e comerciantes locais. Um espaço bastante importante também para a história de Belém.
Por fim, o “Solar da Beira”, uma construção em estilo neoclássico onde funcionava o antigo órgão responsável pela fiscalização municipal. Atualmente é um espaço misto, de múltiplos usos: abriga o Museu do Índio e parte da administração da Feira, serve de base para guardas municipais e dispõe de banheiros abertos 24 horas por dia.
Além disso, o complexo é bastante procurado para celebrações como: Festas Juninas; Círio de Nazaré; Queima de fogos em homenagem a Nossa Senhora de Nazaré; Festa do Mercado do Peixe; Festa de aniversário do Ver-o-Peso; Festival de Degustação do Peixe Salgado; Festa do aniversário de Belém; e Festa de São Benedito da Praia.
Como vocês puderam observar, o Ver-o-Peso, situado em uma das avenidas mais movimentadas da capital paraense, bem no centro velho de Belém, além de prender a atenção do turista por tudo o que nele podemos encontrar, dispõe de uma diversidade cultural muito marcante e uma vista privilegiada da Baía do Guajará. Há quem diga que tudo o que você precisa, você encontra no Ver-o-Peso. Das roupas, calçados, acessórios, plantas, flores, frutas, verduras, peixes, mariscos, até o amor da sua vida. Duvida? Bom, a verdade é que o nosso mercado encanta a todos que visitam o espaço. Seja pelo que ele oferece em termos de produtos ou pela nossa gente acolhedora e repleta de histórias para contar. Fato é, o Ver-o-Peso te prende de alguma maneira e você jamais o esquece.
Por Kátia Vieira.