Enquanto em outros lugares do Brasil o mês de julho marca o inverno, o Tocantins está em pleno verão. Com um período de estiagem que dura aproximadamente seis meses por ano (de abril até setembro), os níveis de água dos rios do Tocantins baixam e os bancos de areia aparecem formando diversas praias de água doce. Estas praias são destinos preferidos pelas pessoas que moram no Tocantins e nos estados vizinhos durante as férias de julho e agosto.

Manoel Júnior / Governo do Tocantins

A praia da Tartaruga fica localizada em Peixe, na região sul do estado, e é uma das mais badaladas do rio Tocantins.

Nas praias de Araguatins os banhistas ficam com os pés na água para se refrescar Localizada na região da Ilha do Bananal, em Lagoa da Confusão, a praia é uma das poucas que não ficam nos rios Araguaia ou Tocantins.

Emerson Silva / Governo do Tocantins

 

A praia fica em uma lagoa e seu nome LAGOA DA CONFUSÃO teria vindo de uma ilusão de óptica. De acordo com os moradores locais, uma grande pedra que fica dentro da lagoa parece mudar de lugar. Acredita-se, que a pedra ‘caminha’ em função de uma ilusão de óptica, mas existem outras versões que apostam no sobrenatural.

As festas são o grande chamativo da praia do Escapole, em Araguanã. A praia, junto com Xambioá, ficou famosa na música Dança do Titanic, do DJ Osman.

As praias do Tocantins você pode acessar pelos municípios paraenses de Marabá, Tucurui, Breu Branco, Mocajuba, entre outros, indo de carro ou ônibus.

Fonte: G1