Agora é a vez da farinha d’água no especial de Mandioca do Sacola Brasileira. Conheci essa farinha quando dividi o apartamento, em idos de 2005, com amigo paraenses. Junto com ela veio também o tucupi, o suco obtida mesma mandioca (a brava). Depois em 2009, tive a chance de visitar esses mesmos amigos em Belém e lá fiquei ainda mais íntima e apegada à cozinha paraense e seus ingredientes.

Entre eles a farinha d’água, que já preparei de muitos os jeitos. Aqui, por exemplo, ela entra junto com a tapioca para empanar o peixe. Mas o meu uso favorito é o couscous. Bem no estilo marroquino temos que hidratar a farinha e temperar a gosto. No caso usei coco, castanha do pará e tomatinhos, tudo para guarnecer um camarão graúdo. Ficou dos deuses. Segue.

Ingredientes (para duas pessoas)
2 camarões (do maior que você puder pagar para dar aquele efeito bonito). Peça para o peixeiro limpar deixando a ponta do rabinho
Alho (eu usei uns 2 dentes grandes)
Sal
1 xícara de farinha d’agua
1/2 xícara de água de coco
1/2 xícara de leite de coco
1/2 xícara de fitas de coco (eu não achei coco fresco, tive que usar o seco, mas fresco é melhor)
1/2 xícara de castanha-do-pará picada
6 tomatinhos cortados em quartos
Folha de coentro a gosto (acredite, fica bom)
1 pimenta dedo-de-moça
Azeite de oliva quanto necessário
1/2  copo de vinho branco seco (o de sempre, se não vale para beber, não vale para comer)

Preparo

Comece hidratando o couscous. Para isso vamos fazer um caldo de coco. Junte a água de coco com o leite de coco, a pimenta dedo-de-moça e um ramo de coentro e leve para ferver.  Quando ferver, jogue esse liquido na sêmola (ou farinha d’água) couscous, mas só o suficiente para quase cobrir o grão (como na foto acima), e abafe. O grão vai  absorver o líquido ficando hidratado e macio. Reserve. Vamos ao refogado.

Em uma panela, aqueça um pouco de azeite, coloque metade de alho e deixe dourar um pouco. Junte o tomate, castanha do pará,  o coco e o coentro. Salteie um pouco, uns 30 segundos,  e desligue o fogo. Junte o grão hidratado e misture bem. Se ficar muito seco, coloque mais um pouquinho do caldo de coco. Reserve aquecido (no forno, por exemplo). Agora, os camarões.

Coloque um fio de azeite numa frigideira e aqueça em fogo alto por uns 3 minutos, coloque os camarões e deixe dourar dos dois lados (3 minutos de cada lado). Quando ele começar a mudar de cor, junte o alho amassado, deixe mais 2 minutos. Ele vai ficar com uma co laranja linda.  Acrescente o vinho e assim que secar deligue o fogo. Monte o prato individual com um pouco de couscous e o camarão.

Fonte: semmedida.com