Uma pesquisa do Ministério do Turismo, divulgada esta semana, pediu aos visitantes estrangeiros para avaliar a culinária das cidades do Brasil. Belém ficou no topo da lista com 99,2% de aprovação, acima da média nacional, de 95,4% (equivalente à nota máxima). Dos turistas do exterior que visitaram a capital paraense em 2016, 34% eram franceses, a primeira nacionalidade, seguidos de norte-americanos, holandeses, argentinos e alemães.

Belém, cuja culinária mistura influências portuguesa, indígena e africana, foi eleita em 2015 Cidade Criativa da Gastronomia pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura).

Pratos como pato no tucupi, maniçoba e tacacá deram fama à gastronomia local, assim como sucos, doces e sorvetes feitos com frutas amazônicas, como açaí, cupuaçu e bacuri. Outro ingrediente que causa sensação é o jambu, erva que provoca um “tremelique” na boca, usado no tacacá e até em cachaça – e que virou tema da música “Jamburana”, de Dona Onete, artista número 1 na parada europeia de world music.

Talentos locais

Belém atrai chefs estrelados do mundo inteiro, como o catalão Ferran Adrià, o francês Claude Troisgros e o paulistano Alex Atala, que fazem questão de conhecer o famoso Mercado do Ver-o-Peso, com produtos e ingredientes da Amazônia.

A cidade também tem revelado seus próprios talentos, como o chef Thiago Castanho, do restaurante Remanso do Bosque, que já foi alvo de reportagens do The New York Times e do The Guardian.

Depois da capital paraense, as cidades mais bem avaliadas foram Belo Horizonte (98,5%), Porto Alegre (98,2%), Paraty (97,7%) e São Paulo (97,5%).

Texto: www.rfi.fr/br/brasil