São inúmeros os produtos da medicina alternativa encontrados no mercado, principalmente no que diz respeito a ervas e plantas. A Marapuama, também conhecida como muirapuama, muiratã e “Viagra da Amazônia”, por exemplo, é uma planta nativa da floresta amazônica, muito utilizada pelos índios nativos do Brasil. Essa planta, de nome científico Ptychopetalum uncinatum, possui muitos ácidos, como o lignocerico, campesterol, behenico, araquídidco, além de óleos essenciais e ésteres.
Historicamente, todas as partes da marapuama foram usadas de forma medicinal; contudo, as raízes e a casca são as partes mais consumidas. Há tempos que essa planta é utilizada na Amazônia por indígenas para inúmeros propósitos. A seguir, vamos conhecer para que serve a marapuama, entendendo como essa planta tem sido utilizada e quais são seus benefícios.
 
 
Para que serve
Um dos usos medicinais da marapuama é para o estímulo sexual, altamente indicada para o tratamento de impotência sexual, disfunção erétil, ejaculação precoce, infertilidade masculina, falta de libido, frigidez, fadiga, disfunções intestinais, depressão, queda de cabelo, estresse, perda de memória, inchaço e celulite. Melhora, também, os sintomas da TPM e cólica menstrual.
Outros usos não tão comuns da marapuama é para a ansiedade, disenteria, diarreia, dor de garganta, reumatismo etc. Todos esses efeitos podem ser explicados pelo fato de que essa planta aumenta e melhora o fluxo sanguíneo para algumas áreas, principalmente a pélvica, auxiliando com os problemas sexuais de homens e mulheres. Além disso, melhora os aspectos físicos e psicológicos da libido e das funções sexuais.
Entretanto, como muitos medicamentos afrodisíacos e naturais, não há tantas comprovações científicas com relação a esses efeitos. Mesmo assim, existem alguns estudos que relatam que a marapuama pode aumentar naturalmente os níveis de testosterona do corpo, além de ajudar com a libido e outros efeitos ligados à sexualidade que já foram relatados acima.
 
Como tomar
Algumas das maneiras de como tomar a marapuama englobam a compressa e a infusão de chá. Na primeira forma, o chá fresco da marapuama é aplicado diretamente sobre as áreas que se pretende estimular, lembrando que uma das funções dessa planta afrodisíaca é de melhorar a circulação sanguínea.
O chá em forma de infusão é outra maneira de se consumir a marapuama; deve-se colocar 2 colheres de sopa das cascas picadas em uma panela (essas cascas secas são encontradas em farmácias e lojas de produtos naturais), acrescentando 1 litro de água. Deixe ferver por 20 minutos, tape e deixe amornar. Quando a temperatura estiver boa para o consumo, coe e beba o chá de 2 a 3 vezes ao dia.
Contudo, a melhor maneira de se extrair todos os componentes ativos desta planta é por meio da fermentação. Se a procura pela marapuama é para amenizar dores de garganta, a melhor maneira de utilizá-la é por meio do gargarejo.
Dessa maneira, é possível usufruir de todos os benefícios que a marapuama é capaz de oferecer.
 
Benefícios
Além de todos os benefícios já citados, podemos acrescentar que, por ser um medicamento natural, as chances de ocorrer reações alérgicas ou efeitos colaterais à marapuama são menores. Além disso, podemos incluir que a marapuama é um excelente tônico neuromuscular, atuando contra a debilidade, fraquezas, perda de memória, fadiga e mal estar. Age de forma eficaz em pessoas estressadas e com problemas de depressão.
 
Um estudo clínico feito com 262 pacientes que sofrem com a falta de desejo e outros problemas sexuais demonstra que a marapuama é eficaz em muitos desses casos. Em duas semanas, com uma dose diária de 1g a 1,5g do extrato da planta, 62% dos pacientes com problemas na libido comprovaram que o tratamento, de fato, trouxe bons efeitos.
Por melhorar a circulação, a marapuama é altamente indicada no tratamento da celulite.
 
Efeitos colaterais
Mesmo com tantos benefícios, a marapuama não é indicada para grávidas, crianças, idosos e para pessoas com hipertensão e problemas cardíacos. Os efeitos colaterais que podem ser sentidos devido ao uso da marapuama são tremor das mãos, palpitações e ejaculação precoce.
É altamente recomendado que o tratamento com essa planta seja feito sob orientação médica, que irá avaliar a melhor dose e frequência para o consumo de marapuama.
 
Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite – (no G+)
Referências adicionais:
Oca-Brazil; MARAPUAMA POWDER TEA (Ptychopetalum olacoides)
com; Muira Puama (Liriosma Ovata)