Igarapé das Pedras, Ourém, espécie de fazenda urbana que fica no bairro de Cafeteua, perto do centro da cidade.  As águas avermelhadas do igarapé de mesmo nome, um braço do rio Caeté, sobre enormes pedras chamam atenção dos visitantes.

No local há maior estrutura, com restaurante e cardápio diversificado, uma piscina para crianças, passeios de cavalos e potros, contato com animais como pavão, avestruz, também aves como os gansos e papagaios. Há ainda três campos de futebol, dois de grama e um de areia. Quatro chalés estão sendo construídos para receber visitantes no balneário, que costuma receber eventos esportivos como corridas de cavalo e campeonatos de motocross e bicicross.
O balneário Aracu, localizado à margem da PA-121, distante 5 km do centro da cidade, é outro local de fácil acesso com opções para veranistas. Às margens do igarapé, cabanas que abrigam cerca de dez pessoas recebem redes para o conforto de idosos e crianças, tornando o ambiente familiar. No cardápio tem o peixe frito empanado na farinha, que dá crocância diferenciada ao prato.
O nome do espaço é um peixe comum na região, e que também é o apelido de Antônio Ribeiro, 51, que há dez anos administra o espaço. “Quando eu era criança, tinha o dente miúdo e preto. Diziam que era igual de aracu. Um vizinho botou o apelido e ficou”, conta o proprietário, alegre pela comparação e feliz pelo sucesso do empreendimento.

Em se tratando de meio ambiente e sustentabilidade, o Balneário LUA DE PRATA é um exemplo de ambiente saudável á 500 m da Pa 124- Belém/Salinas entrando na Pa 440 próximo a São João de Pirabas.
 

pirabasonline

 
Apesar de estarem entre os destinos mais procurados de julho no Pará, as praias de Salinas e Mosqueiro não são os únicos paraísos do estado para os veranistas. Os igarapés de água doce também são conhecidos por oferecer tranquilidade e encantar visitantes com a beleza natural e muitas vezes selvagem da paisagem. O município de Ourém, no nordeste do Pará, possui mais de 12 igarapés em seu território e é uma dessas opções para fugir da badalação.Entre os principais locais procurados pelos banhistas em Ourém, estão o balneário das Pedrinhas, que abriga o igarapé Cafiteua, e os balneários da Tia Loura e do Carié. No centro da cidade, o Rio Guamá também é uma opção de divertimento. Às margens do rio, está a orla da cidade, que concentra uma maior movimentação de pessoas. Pela manhã e tarde, o rio também é uma opção para os banhistas.
O professor Ramiro Rodrigues, de 35 anos, e a pedagoga Lusiane Lelis, 35, foram alguns dos visitantes da cidade que apreciaram a beleza do local. “A natureza aqui é exuberante”, comentou o professor. “Estávamos justamente buscando um local com essa paz, natureza e conforto e encontramos aqui”, acrescentou Lusiane.
A cachoeira de Ourém fica em uma propriedade privada, a 18 km da sede do município. A estrutura do espaço conta com restaurante, hotel, bar e tobogãs, entre outras opções de lazer, tudo para garantir a diversão dos hóspedes. O acesso ao balneário, para quem não está hospedado no hotel, sai em torno de R$ 20 por pessoa.