Amazônia é uma região repleta de lugares incríveis para você conhecer, sejam as belezas naturais ou as obras construídas pelas mãos do homem. Uma cidade, em especial, guarda um patrimônio histórico precioso no oeste do Pará. Óbidos, a capital do carnaval da região, surpreende com o rico legado da colonização portuguesa.

Homônima de uma cidade lusitana que fica distante cerca de 95 km de Lisboa, a nossa Óbidos tem semelhanças icônicas, como as muitas ladeiras e ruas estreitas, cercadas por casas em estilo colonial. Muitas, ainda habitadas por famílias tradicionais!

Imagens da Internet

Vamos conhecer cincos lugares históricos?!

Fortaleza Pauxis

A primeira parada é na Fortaleza Pauxis, localizada em um morro, com visão militar estratégica por ser ali a região mais estreita (1,8 km) e mais profunda (cerca de 75 metros) do Rio Amazonas. Construída em 1854, a edificação foi um dos quatro fortes erguidos na Amazônia para proteger o território conquistado por Portugal. O nome faz referência à comunidade indígena que vivia no lugar e foi catequizada pela Missão Religiosa dos Capuchos da Piedade.

No pátio da fortaleza, tem 13 canhões apontados para o rio, de maneira circular, uma demonstração do poder de guerra que uma embarcação inimiga enfrentaria se não pagasse o dízimo à Coroa Portuguesa. A Fortaleza Pauxis é tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Igreja Matriz

O projeto da construção da Igreja Matriz de Sant’Anna iniciou em 1784, com a autorização do Governador do então estado do Grão Pará, Martinho de Souza e Albuquerque. A planta original foi projetada pelo engenheiro João Vasco Manoel de Braum. Uma das curiosidades da obra é que os recursos vieram da exploração de dois cacauais, doados para a igreja e, usando mão de obra escrava.

Porém, foram anos até o efetivo início da obra. Sendo concluída e inaugurada em 1827. As características da igreja foram alteradas ao longo dos anos, com várias reformas e adequações.  A maior perda, segundo os moradores, foi a demolição do altar mor, na década de 1960.

No interior da edificação é possível encontrar a imagem da padroeira de Óbidos, Sant’Anna! O círio é a grande festa católica do município realizada no mês de julho, a partir do segundo domingo.

A Praça da Matriz é ponto de encontro da juventude obidense. O lugar abrigou um pelourinho e um cemitério indígena!

Quartel de Óbidos

Entre as construções mais imponentes da Amazônia, sem dúvida, está o Quartel de Óbidos, antiga sede do Exército Brasileiro no município. A edificação é um importante símbolo com valor histórico inestimável!

A obra em estilo eclético iniciou no ano de 1909 e até 1970 abrigava militares. Foi tombado pelo Governo do Estado do Pará em 1998, como patrimônio histórico, artístico e cultural. É hoje sede da Casa da Cultura de Óbidos.

Entre muitos fatos históricos, é o quartel do exército onde serviu o então tenente Leônidas Cardoso, pai do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, após o movimento do tenentismo.

Mercado Municipal

O Mercado Municipal de Óbidos é um projeto do arquiteto José Sidrin, inaugurado em 1926, pelo então Governador do Pará, Dionísio Bentes. A fachada cheia de detalhes arquitetônicos encontra-se infelizmente em precário estado de conservação.

São 20 boxes no interior do prédio que serviram durante muitos como ponto de comércio de todos os tipos de mercadorias na cidade. Ao longo dos anos, foram realizadas muitas reformas, porém sem resgatar o passado de glória da edificação.

Serra da Escama

A Serra da Escama está localizada no lado leste de Óbidos, com altura de aproximadamente 80 metros. É recoberta por uma vegetação densa e tem uma vista ampla do Rio Amazonas. Não à toa, recebeu a construção da “Fortaleza Gurjão” (ex-reservatório de armas e munições, construído em 1909, para ajudar na guarnição da cidade).

A Fortaleza da Serra da Escama fez parte do plano de defesa nacional do final do Século XIX. Teve papel de protagonista em eventos histórico como a Coluna Prestes e a Revolução Constitucionalista da Amazônia. E infelizmente encontra-se abandonada, mas ainda é possível apreciar os quatro canhões que apontam para o rio e enferrujam lentamente.

SERRA DA ESCAMA EM ÓBIDOS – JOÃO CANTO

Informações: Diário do FB

Imagem: Reprodução