Localizada às margens do rio Trombetas, Oriximiná possui vários atrativos de veraneio como praias, lagos e cachoeiras. O município abriga também a Reserva Biológica do Trombetas e a Floresta Nacional de Saracá-Taqueira, onde é possível observar a fauna e flora amazônica.

pesquisa google

– Praia do Caipuru: Durante a época de vazante dos rios Amazônicos, uma pequena faixa de areia se forma no Lago do Caipuru, comunicando-se com o rio Trombetas. Seu acesso é somente via fluvial em embarcações particulares ou fretadas.

– Cachoeira do Jurutarana: É uma queda d’agua de mais de 10 metros de altura. De todas as cachoeiras é a de mais fácil acesso, apenas 40 minutos do centro da cidade por via rodoviária.

– Cachoeira da Porteira: Também é bastante procurada por turistas, pois é ligada a um porto fluvial e possui pista de pouso. Localiza-se próximo a Reserva Biológica do Trombetas, perto da área de desova das tartarugas. Há também uma estrada de acesso às trilhas que levam aos igarapés no meio da floresta.

– Cachoeira do Chuvisco: Uma queda de 26 metros projetada de uma gruta no rio Erepecuru.

– Lago do Iripixi: Este lago possui águas cristalinas durante o verão e faixas de areias finas que formam uma pequena praia. Um ótimo local para praticar esportes náuticos e pesca esportiva.

COMO CHEGAR
– Via fluvial: Embarcações partindo do Terminal Hidroviário de Belém. A viagem dura em média 4 dias.