O historiador Eduardo Brandão, que está intimamente ligado à Ilha assim como Meira e Amanajás, relata na revista ILHAS amazônicas (2006):
Curiosidades
A construção do Mangueirão remonta à época dos anos dourados na economia brasileira e do desempenho do Brasil na Copa do Mundo de 70.
São carros, casas, velas, barcos, cabeças, braços, pernas, pé, seios, livros, canoas, réplicas de animais em cera e as tradicionais velas de altura.
Serviço: O acesso a Fordlândia (Aveiro) e Belterra é feito via Santarém. Partindo de Belém, saem voos diários até o município.
Fordlândia – A maneira mais rápida de chegar até a cidade é pelo Rio Tapajós.
“O resultado fica tudo dominado, ele fica abestado, abobalhado, bobão, pateta, patetão, pilotado, só faz o que você quer com o chá do Tamaquaré”.
A marca já está no mercado desde 2016 e, desde então, se tornou a principal fonte de renda do Daniel
“Quando a gente sai de Belém para outros aeroportos, as pessoas veem a gente e perguntam: ‘ah, vocês são do Pará?’ É sempre assim.
Um de seus mais importantes símbolos acabou se tornando a corda do Círio no qual os milhares de fiéis disputam espaço para tocá-la, com o objetivo de pagar promessas e prestar homenagens à Virgem de Nazaré.
Um geólogo, meu professor, que trabalhou para a empresa estatal CPRM, narrou certa vez em sala de aula, que em uma excursão de pesquisas minerais com sua equipe, viajavam de “voadeira” subindo o rio Nhamundá,
“A saída minha e de Mariane, que é minha irmã, da comunidade, para estudar fora, nos possibilitou ter uma visão diferente…