O Japão tem uma influência muito forte no nosso Estado. Afinal, somos uma das maiores colônias japonesa desde a chegada dos imigrantes, em 1908. Uma das influências mais fortes foi na gastronomia. Quem diria, afinal, que na terra do açaí, ingredientes orientais harmonizariam tão bem?

O maranhense Phabiano Pereira de 35 anos diz, afirma e confirma: a mistura dá muito certo! Natural de Lago de Pedra, no estado vizinho, ele fixou residência na capital paraense há alguns anos. Apaixonado pela culinária japonesa, ele é sushiman há mais de uma década. Formou-se pelo restaurante Yoi Rolls, em São Paulo e lá são 12 anos nessa profissão. Segundo ele, a paciência, domínio e a precisão no corte (além de se divertir com os pratos) são algumas das características que o fizeram abraçar essa profissão. “Além de a gastronomia ser uma arte milenar”, finaliza.Hoje ele nos ensina a fazer um sushioca que é um hosomaki de tapioca substituindo a alga, sem arroz e com recheio de salmão grelhado ou camarão (ou metade de cada, afinal, fazemos ao gosto do freguês!) mais a geleia de cupuaçu com pimenta dedo de moça.

Desejou aí? Então mãos à obra!

Ingredientes:
– goma de tapioca
– 100 g de salmão
– óleo de gergelim
– 1 pitada de hondashi (tipo de tempero encontrado em supermercados)
– 15 g de cream cheese
– 400 g de polpa de cupuaçu
– 1 pimenta dedo de moça sem caroçoModo de Preparo
Peneire a goma de tapioca e em uma frigideira faça duas tapiocas bem fininhas.

Para o recheio coloque em uma frigideira o óleo de gergelim, o salmão, tempere com uma pitada de hondashi e após o salmão grelhar acrescente o cream cheese.
Em pequena panela jogue o cupuaçu, o açúcar e quando virar uma geleia, jogue a pimenta dedo de moça.
Montagem
Jogue o recheio na massa de tapioca e enrole. Em uma vasilha a parte coloque a geleia de cupuaçu com pimenta. Pronto agora é só se deliciar com esse prato super simples de fazer.

Fonte: oliberal.com