Entrou em vigor nesta segunda-feira (23) o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) que retira os navios obsoletos das viagens para a ilha do Marajó (Belém – Porto do Caramá – Belém), e substitui por lanchas mais confortáveis. O serviço estará disponível ao público por um período experimental, até o dia 1º de novembro, sendo possíveis novos ajustes nas viagens, caso necessário, para atender a população.
Firmada entre Ministério Público do Estado (MPE), Agência de Regulação e Controle dos Serviços Públicos do Pará (Arcon) e empresas operadoras, a determinação objetiva garantir um transporte hidroviário com segurança e qualidade aos usuários que precisam se deslocar para os municípios do arquipélago.

Segundo a Arcon, serão disponibilizados quatro horários de lanchas diariamente, saindo do Porto de Camará/Belém, e Belém/Porto de Camará, além das viagens com o ferry boat que sai do porto do Henvil, em Icoaraci, com destino ao porto do Caramá. Os novos horários das lanchas, em fase experimental, serão os seguintes: 6h15, 9h, 12h e 14h. “Hoje, no primeiro dia de operação, não tivemos contratempos. De acordo com o relatório da gerência hidroviária, as lanchas atenderam à demanda de passageiros e às gratuidades normalmente, porém estaremos monitorando as necessidades da população diariamente para tomar todas as providências cabíveis para que o transporte para o Marajó seja garantido”, afirmou o diretor-geral da Arcon, Eurípedes Reis

(Por oliberal.com)